terça-feira, 3 de abril de 2007

Acessibilidades

Criou-se este blog como alternativa de comunicação ao espaço das aulas em Sociologia do Ambiente, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde sou docente.

Este blog tem, pois, como objectivo disponibilizar sites e endereços para consulta rápida e orientada de diversa documentação e textos de apoio em torno das questões urbanas e do ambiente, em Portugal, cumprindo-se assim uma necessidade sentida pelos alunos.

As áreas metropolitanas condensam muitos dos problemas mais agudos do nosso tempo, em termos de gestão da qualidade de vida e da sustentabilidade política da densidade humana.

Discutir sobre o modo como as cidades se expandem, e se suporta a vida urbana é discutir sobre o carácter da História e o «nosso destino comum» (praticamente metade da população mundial já reside em áreas urbanas).

O modo como Lisboa se «expandiu» e se formou uma área metropolitana (ainda a atravessar processos de densificação e mudança) tem muito que ver com a construção de acessibilidades.

É importante reflectir sobre o planeamento da cidade de Lisboa e a região metropolitana, destacando a função das acessibilidades, mas relacionando-a com os modos de vida, as identidades de lugar e os sentimentos de pertença.

Deixo aqui uma referência fundamental para se começar a pensar sobre as mudanças territoriais nesta área metropolitana de Lisboa:

http://www.ccdr-lvt.pt/content/index.php?action=detailFo&rec=54

Trata-se do Plano Regional de Ordenamento do Território da Área Metropolitana de Lisboa.

2 comentários:

Sempre eu disse...

Considero uma boa ideia esta de um blog para a cadeira de Sociologia do Ambiente. É um sério complemento.

Fábio disse...

É uma excelente inovação que permite aos alunos consultar matérias leccionadas nas aulas, a qualquer momento e em qualquer lugar.É uma mais valia para a aprendizagem.